Exames
Ceratoscopia
O QUE É?

Também conhecido como Topografia de Córnea, é a avaliação da curvatura da córnea por meio da captação de imagens do olho.

PARA QUE SERVE?

Auxilia na identificação do formato da córnea, no diagnóstico de doenças da córnea (como o ceratocone), de alterações causadas por trauma ou por pterígio (pequena membrana na superfície do olho que cresce na direção à córnea, popularmente chamada de “carne no olho”), no acompanhamento de suturas em transplantes de córnea ou cirurgias de catarata, e na identificação de alterações induzidas por lentes de contato. Permite também o acompanhamento da evolução do astigmatismo.

COMO É FEITO?

O paciente é sentado em frente a uma máquina chamada topógrafo e coloca os olhos no local indicado pelo médico. Em seguida a máquina captura as imagens da córnea e as envia para um computador.

PREPARO

Não necessita preparo prévio, embora seja indicada suspensão das lentes de contato, por no mínimo 72h, para permitir avaliação da superfície da córnea.

VALORES DE REFERÊNCIA

Mapas regulares e simétricos de curvatura em geral têm valores médios de curvatura entre 41,0 D e 45,0 D. Cada caso deve ser avaliado individualmente com o médico, pois os valores são relativos à avaliação de simetria, e relacionados ao grau de óculos que o paciente utiliza.