Exames

MICROSCOPIA ESPECULAR DE CÓRNEA

O QUE É?

Fotografa as células endoteliais, permitindo uma análise quantitativa e qualitativa do tecido que reveste a superfície interna da córnea, auxiliando o oftalmologista em todas as cirurgias que envolvem o ambiente intraocular.

PARA QUE SERVE?

A Microscopia Especular de Córnea é um exame oftalmológico indolor cujo objetivo é analisar a quantidade de células presentes na camada mais profunda da córnea, o endotélio corneano, bem como seu formato e tamanho, para verificar se as células dessa região da córnea permanecem saudáveis.

COMO É FEITO?

O paciente é colocado em frente a um microscópio digital que irá registrar a imagem do endotélio, aumentando-a em milhares de vezes. Assim, o médico consegue avaliar a quantidade de células presentes na região, o tamanho e formato das células e se o endotélio é saudável.

PREPARO

A microscopia especular de córnea é indolor, de não contato e não invasiva. Se o seu médico solicitou esse exame, não se preocupe. No preparo, não é necessário dilatar a pupila e não há utilização de colírios, exceto em caso de edema de córnea. Na maioria dos casos, não é necessário levar um acompanhante.