Exames

ULTRASSONOGRAFIA DIAGNÓSTICA

O QUE É?

O exame de ultrassonografia ocular, apesar de ser muito importante na oftalmologia, ainda é pouco conhecido por outros profissionais da área médica e pelo público leigo. A ultrassonografia ocular visualiza as partes mais internas do olho simplesmente utilizando uma sonda que é colocada em contato com a pálpebra.

PARA QUE SERVE?

Ultrassonografia Diagnóstica (Monocular) é um exame de imagem que permite avaliar os olhos e as estruturas ao redor. As imagens são obtidas em tempo real por ondas ultrassônicas de alta frequência. O exame é indolor e rápido.

COMO É FEITO?

Também chamado de ultrassonografia e ecografia, o ultrassom é um exame de imagem realizado por um transdutor, aquele aparelhinho que o médico encosta na pele da pessoa e que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo humano. Com base nessa avaliação, imagens são formadas e investigadas por um médico.

PREPARO

O exame de Ultrassonografia Diagnóstica (Monocular) não exige preparo e as orientações serão dadas no momento do procedimento. O paciente será direcionado à uma maca. Ao lado dele, estará o aparelho de ultrassom e o transdutor, que é uma pequena sonda que faz a captação das imagens.