Exames

OCT SPECTRAL DOMAIN

O QUE É?

Pacientes com alterações da mácula e portadores de glaucoma têm várias razões para ficarem mais seguros com esse exame que mede desde a espessura da retina e mostra a extensão de uma lesão no nervo óptico E DEMAIS PORÇÕES DA RETINA. Permite uma resolução de até 10 micra, sendo possível a análise precisa da região central da retina.

PARA QUE SERVE?

O exame OCT ou tomografia de coerência óptica é capaz de capturar imagens do fundo do olho (segmento posterior ocular). É nessa região onde torna-se possível diagnosticar doenças como a Retinopatia Diabética e o Edema Macular, por exemplo, que abordaremos em seguida.

COMO É FEITO?

O exame de OCT é feito, normalmente, com a dilatação da pupila através de colírios (gotas nos olhos). Posteriormente, o doente é posicionado em frente ao equipamento e o médico oftalmologista ou técnico de oftalmologia procede à obtenção das imagens.

PREPARO

Retirar a lente de contato (caso utilize); em alguns casos, pode ser feita dilatação da pupila com o uso de colírios; o paciente é posicionado em frente ao aparelho, com o rosto virado para ele (como na imagem de abertura deste post);não há contato direto com o olho do paciente.